sábado, 15 de maio de 2010

Notícias de janeiro de Adriane


Olá pessoal,

A doce Paz de Cristo Jesus!

O ano de 2010, mal começou, e já está cheio de desafios, mas tenho colocado minha confiança no Senhor que nos capacita para vencer a todos eles.

No mês de Janeiro fui para Tete por uma semana acompanhar os trabalhos da igreja e também do CFMM. Fui de carro, e foi uma viagem muito longa, visto que logo na ida o carro começou apresentar agluns problemas, o aquecimento do motor e a dificuldade de dar a partida depois de um tempo parado. Chegando em Tete me hospedei na casa de uma família que tem uma oficina elétrica, os eletricistas olharam o carro e viram que tinha problema na bateria, que apesar de ser nova não estava mantendo a carga, precisei então de comprar uma outra bateria, além disso, o rachado no radiador abriu novamente por causa da pressão, foi preciso colar outra vez, mas não deu muito resultado, o carro continuou aquecer e a viagem de volta ficou ainda mais longa. Recebi orientação do Pr. Paulo da JMMI, e estou com um mecânico na cidade de Chimoio, indicado por uma missionária brasileira, que vai olhar o carro e soldar o radiador e também vai fazer uma revisão, pois o carro está com um barulho estranho quando aumenta a velocidade.

Recebi uma mensagem de DHL informando que não conseguiram me localizar para entregar uma encomenda, apesar de não ter sido informada por ninguém do envio de alguma encomenda, resolvi abrir a mensagem e era um vírus, que logo foi dectado pelo antivírus, mas não resolveu nada, meu computador não abriu mais e precisei formatar. A dificuldade foi encontrar alguém que tivesse um drive de cd externo, pois o meu está com problema de leitura, encontrei na cidade de Chimoio e agora o computador está funcionando. Graças a Deus não perdi tudo, pois há algum tempo atrás salvei meus documentos no meu drive D, o que permitiu que recuperasse parte dos arquivos.

Tete – Tive algumas reuniões para planjamento de 2010 e estou aguardando notícias do andamento do trabalho, que virão com os irmãos de Tete no próximo fim de semana, quando ocorrerá o encontro da diretoria nacional das Igrejas Menonitas de Moçambique aqui em Gondola, para eleger uma nova diretoria nacional.

A construção da igreja ainda está aguardando a licença do Conselho Mucipal que, ainda não saiu por causa da falta de acesso ao terreno, que depende de um dos vizinhos realizar a demarcação do seu terreno para determinar onde será o acesso, pois o terreno da igreja está cercado por vários terrenos não tendo nenhum dos lados ligado a rua. Conversei com o Pr. Luís esta semana para chamar o secretário do bairro para intervir nesta negociação, porque acredito que o vizinho não tem interesse em ceder parte do seu terreno para ser via de acesso à igreja.

As eleições da igreja local estava prevista para o domingo dia 31/01, pois havia sido adiada para melhor organização, contudo, com as fortes chuvas que cairam lá nesses dias não foi possível a realização. Ainda não tenho notícias se já aconteceram no domingo que passou, como vamos recebe-los esta semana, teremos estas informações.

Gondola - Tenho sentido muita diferença de trabalhar aqui em Gondola, além de ficar muito isolada, pois ainda não tenho muitos contatos, só com alguns irmãos da igreja, a cultura daqui é bem diferente. Estou com dificuldades com a realização de alguns trabalhos, porque as pessoas não comparecem nos encontros marcados. Já sabia que isso acontecia, mas pensei que pelo fato de ser tão esperada pela igreja encontraria mais apoio. Temos um grupo pequeno que é constante, e um grande grupo dos que às vezes aparecem. Procuro sempre enfatizar para a igreja a importância de vir aos cultos aos domingos e chegar no horário, pois assim como precisamos ser fiéis a Deus com as nossas finanças, também precisamos ser fiéis com o nosso tempo. Uma das dificuldades que temos aqui é a falta de emprego, alguns irmãos passam a semana em outra cidade trabalhando e só vem nos fins de semana, outros precisam sair para continuar os estudos. Geralmente os mais constantes são os que estão buscando melhoria na vida pessoal e financeira e fazem muita falta no trabalho da igreja.

EBD - Como já falei no último e-mail, começamos com a Escola Bíblica Dominical com as crianças e com os adultos, a irmã que eu estava preparando para ficar com as crianças foi para outra província estudar e agora estou sozinha, o pastor indicou uma outra irmã, mas ela ainda não começou a ajudar. Ao dar aulas na EBD para as crianças percebi que muitas delas apesar de já estarem em classes avançadas ainda não sabem ler. Começamos a organizar para trabalharmos com essas crianças três vezes por semana com o objetivo de alfabetizalas. Só os filhos dos irmãos da igreja somam 13, dos que tem dificuldades com a leitura e a escrita, mas também queremos atender as crianças que participam e são da vizinhança, pensamos que podemos trabalhar com 30 crianças sendo duas turmas de 15 alunos. Já tenho um irmão que está disposto a dar as aulas, vou fazer uma capacitação com ele, pois o modelo pedagógico aqui é muito antigo, mas é fundamental que o professor seja local, pois muitas crianças não entendem bem o português. Esta semana vamos encomendar umas mesas para as aulas, depois vamos comprar material escolar e de cozinha, pois como as crianças vão direto para a escola vão precisar de fazer um lanche ou almoço antes de sair.

CFMM – Estava previsto para esta semana o início das aulas aqui em Gondola, marcamos com os irmãos às 14h de sábado, esperei até às 15h e ninguém apareceu nem mesmo para abrir a igreja, às 15h51 recebi no celular a mensagem de um irmão que disse estar na igreja e que tinha se atrasado, mas quando chegou não me encontrou. Falei no domingo com a igreja sobre o acontecido, marcamos uma nova data para começar, já que esta semana teremos encontro nacional e não poderemos ter aulas, espero que compareçam, pois isso tem sido desanimador.

Agradeçam comigo:

· Pela chegada em segurança da viagem a Tete e

· Pela melhora da minha saúde.

Orem comigo:

· Por minha saúde física, espiritual e emocional;

· por minha completa adaptação em Gondola;

· por minha família no Brasil;

· pelo CFMM em Tete e Gondola;

· pelas Igrejas e suas lideranças;

· pela licença de construção da igreja em Tete;

· pelo encontro nacional e as eleições;

· pelo projeto com as crianças e

· pela Escola Bíblica Dominical, para que os professores sejam compromissados.


Adriane
(21) 3107-0785
(258) 829934891 / 25141041
Banco do Brasil
Ag. 0493-6 c/c 36481-9
Darcy Pereira do Nascimento
Skype:pereira_darcy
Cx.Postal 165, Tete,Tete-Moçambique

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tete - Moçambique - 2007

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Formatura em Moçambique


Olá pessoal,


A Paz...

Estou enviando fotos da formatura do CFMM. A cerimônia aconteceu no sábado dia 12 de dezembro, como previsto, e foi uma benção. Fizemos camisetas para os professores e eles ficaram muito feliz em “vestir a camisa" do CFMM (Centro de Formação Ministerial de Moçambique). Dessa vez os próprios alunos prepararam um lanche para o final, e ficou tudo muito organizado. Continuem orando pelo trabalho do Centro de Formação aqui em Tete, pois precisamos de formar novas turmas para 2010 e que o Senhor Jesus prepare tudo para que cada vez mais pessoas tenham o conhecimento da verdade.
Deus abençoe a todos.
Um grande abraço,

Adriane
(21) 31070785
(258) 829934891 / 252 24994
Skype adrianepn11
Cx.Postal 165, Tete,Tete-Moçambique


Os professores
Turma do 3o ano

Turma do 2o ano.
Entrega dos certificados.
 
Copyright © 2009 JMMI na África All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul