sexta-feira, 18 de junho de 2010

Conferência Regional do ILI em Tete, Moçambique

O Instituto de Liderança Internacional vem treinando e capacitando obreiros e líderes cristãos por todo o mundo há alguns anos.

Em Moçambique, ele chegou como iniciativa de uma equipe de pastores e líderes do Estado do Paraná, Brasil, em parceria com a JOCUM, igrejas locais e missionários brasileiros em Moçambique.

Em 2008 a equipe liderada pelo Pr Pio de Carvalho, da Comunhão Cristã ABBA ministrou a 1ª Conferência Nacional do ILI em Moçambique.

Nas palavras do presidente da Aliança Evangélica Menonita no Brasil, Pr Hans Peters:

“No ano de 2008 estive em Moçambique participando na ministração do Seminário ILI em Quelimane - Moçambique.

Depois ficou acertado, e com uma oferta da Igreja ABBA de Curitiba no valor de 400 dólares, que o mesmo seminário seria realizado no Tete. Na época a Angela preparou todo o material, mas em função de seu retorno ao Brasil, a realização do seminário (de uma semana) ficou pendente.

Hoje recebi relatório do seminário, realizado em abril deste ano. Glória a Deus pela vida dos irmãos que esforçaram em ministrar esse curso.

Estou encaminhando para conhecimento.

Abraço

Hans”

Infelizmente, por causa dos problemas de saúde que ocasionaram minha saída de Moçambique, a Conferência foi provisoriamente adiada.

Mas, para a glória de Deus, a missionária Adriane permaneceu firme neste propósito e, com a vinda do missionário Cléber e sua equipe de Quelimane para Tete, finalmente a Conferência Regional do ILI veio a começar no dia 28 de Abril à 01 de Maio de 2010.

Uma das maiores alegrias foi perceber alunos do CFMM dentre os participantes, quando recebi a lista que o missionário Cléber tinha mandado: Gracio José Augusto, Tomé Angelo, Antônio Martins, Vitor Dias, Domingos Tholo Joaquim, Arlinda Eduardo e Armando Escova. O irmão Tomé Ângelo, inclusive, é o atual diretor do CFMM, e a irmã Arlinda é a pastora da Igreja Menonita de Tete, esposa do irmão Luís.

Além disso, há representantes de diversas denominações, como Assembléia de Deus e Igreja Batista, além de membros da equipe de tradução da Bíblia para a língua nyungwe.

Eis abaixo alguns dos depoimentos enviados:



Tomé Ângelo “para mim esta conferência foi uma

charrua que desbravou um terreno adormecido para lançar um boa semente


Semo Guia Pumbua, agradeço a Deus porque uma conferência como esta quem pode

organizar é Deus. Quando ouvi falar desta conferência queria duvidar entre participar e não participar, então combinei com outros pastores virmos ver se nos interesse ou não.

Quando chegamos compreendemos que este ensino vinha mesmo para nós. Cada tema tocou uma parte de minha vida, nenhum tema passou sem me tocar. Fiz muita coisa pensando que estava acertando um bom caminho, agora fui tocado no íntimo. Esta conferência é caterpilar com uma bacia em frente e garras atrás.

Agradeço e peço para que aqui em Tete haja uma outra conferência como esta.


Odete Sande, “desde o ano de 1983 eu não estava sabendo o que estava fazendo. Tenho ensinado nos distritos. O que aprendi aqui é bastante admirável. Se eu andava palpando agora já vou ensinar com clareza. Deus me deia força para ensinar à outras pessoas para evitar colocar pessoas no buraco ou na cova. Esta equipe deveria voltar. Agradeço a Adriane pela colaboração.”


Manuel Chonga Windo, da Igreja Vida de Igreja Vida Vitoriosa “Já passei de muitas conferências até na Republica da Africa do Sul, tive muitos ensinos mas esta conferência superou as minhas expectativas. Ficamos com pão na mão e precisamos ensinar aos outros. Obstáculos nós todos enfrentamos mas precisamos ultrapassar. Vamos sair das dívidas, vamos instruir também as nossas esposas. Vou abandonar os meus erros. Vou começar o meu trabalho em casa. Comecei mal vou procurar terminar bem. Vou ler e verificar o que estou fazendo.”


Jovane António Leitão, e esposa “Agradeço esta o rg a n i z a ç ã o p o r e s t a organização chamada ILI, porque trouxe coisas que eu não esperava. A minha vida estava estragada e da minha família também. Não queria f a z e r a cerimónia dec a s ame n t o ma s e s t o u desafiado a fazer ainda dentro deste ano. Fiz coisas que desagrada a Deus. Agradeço pela conferência e peço para fazermos outras conferências”


José Torres Janeiro, “ouvi muita coisa, por isso, vou pedir ao Espírito de Deus para que me ajude a mudar”


José Gemusse, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. “Agradeço a Deus pelo trabalho feito durante estes dias.

Trata-se de algo que tem haver com o arrependimento do homem. Nós pastores somos guias da igreja por isso vamos mudar a nossa maneira de viver para podermos mudar por forma a mudarmos a província de Tete. Gostei muitos de ver vocês jovens falando desses assuntos. Já passei de muitos lados, diplomas não transformam a ninguém. Temos que ensinar o que ouvimos.”


Joaquim Simbi Bata, pastor da Igreja Betânia, tradutor da bíblia para a língua Nhungue que é falada na província (Estado) de Tete “em primeiro lugar quero agradecer a Deus pela conferência e por estar a levantar homens de Moçambique para ensinar à outros moçambicanos, louvo bastante a Deus a isso. E oro para que Deus levante mais homens para ensinar e ministrar na Igreja do Senhor.

Agradeço também ao ILI e toda a equipa de Cozinha por tudo que foi feito durante estes dias.

Estou satisfeito porque este ensino é válido e terá bastante fruto. O Espírito Santo operou através dos irmãos. O ensino vinha directamente para mim. Gostaria que houvesse mais conferências para aqueles que não participaram nesta. Se cumprirmos o que aprendemos a nossa vida vai mudar, por isso dou graça a Deus e que Deus vos abençoe.”


João António Rabo, pastor da União Batista, cujo templo hospedou a conferencia um dia antes do fim da conferência pronunciou seguintes palavras para mim esta conferência é uma bênção para mim nunca participei em uma conferência igual a esta.


Gina Saene “Deus é vivo e ajuda bastante. Aprendi muita coisa mas principalmente o que fala da submissão que as mulheres devem ter diante dos maridos e do amor destes pelas suas esposas. O marido é cabeça da mulher. Isto eu vou ensinar.


Gabriel Chababe, da Igreja Cristã redimida, “Agradeço pelo privilegio de termos

aprendido. Esta conferência é pertinente e relevante. Agradeço bastante houve muita aprendizagem, vou transmitir aos que não puderam participar”

Eduardo Sinalo, Evangelista Igreja Luterana

Agradeço a Deus e ao ILI que nos trouxe mais novidades. E pergunto quando é que será feita a próxima conferência? Recomendo à outros participantes para que continuemos a ler este material do ILI. Gostei muito, vou capacitar outros líderes para aproveitarmos crescer. Estão de parabéns.


Domingos Tolo Joaquim, pastor da igreja Evangélica Assembleia de Deus Internacional

“Agradeço a todos que se envolveram na organização desta conferencia. Eu andava as escuras mas através do ensino aprendi muita coisa e muita coisa foi transformada em mim. Aprendi que minha família é minha esposa e meus filhos. Queria realizar a cerimónia de casamento aos 60 anos mas estou desafiado a marcar passos decisivos. Deveriam aparecer mais uma vez em Agosto. Estou alegre e muito obrigado”


Arlinda Eduardo, da Igreja Evangélica Menonita, “Agradeço a Deus pela maneira como nos uniu. Seus trabalhadores nos ensinaram. Fiz muita coisa fora da vontade de Deus e me arrependo. Este grupo deveria aparecer mais uma vez.”

Glórias sejam dadas a Deus somente! Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas!

Saudações!

Angela Natel

Junho/2010.


 
Copyright © 2009 JMMI na África All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul