quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MISS. JEFFERSON, TANIA E JEREMY BUFFI - informativo e intercessão


"Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não compreendemos. Porque ele diz à neve: Cai sobre a terra; e à chuva e ao aguaceiro: Sede fortes." Jó 37:5-6

Graça e paz amados em Cristo Jesus.
Temos experimentado um novo tempo em nossas vidas. Estamos em Moçambique pouco mais de um mês e nos despedimos do Pr. Paulo que esteve aqui nos ajudando neste primeiro mês, agora estamos realmente por nossa conta (por assim dizer).

Alguns dias atrás paramos e pensamos "se não é o Senhor em nossas vidas e a convicção do chamado podemos facilmente desistir". O Espírito Santo que habita em nós é quem nos fortalece a continuar, ontem mais uma vez estávamos sem água em nossa torneira e até hoje às 12:00hs ainda não voltou, já percebemos que isto é normal por aqui. Ainda bem que temos água do fontanário. Quando não falta água, falta luz e quando tudo isto está ok é a internet que não funciona, somente cantando "vou passando pela prova dando glória a Deus, glória a Deus..." é que nós vamos.

Mas cremos que em tudo "SOMOS MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO JESUS". Neste domingo que passou a Tania teve uma grande surpresa com as crianças: em dois domingos ela percebeu que a grande maioria das crianças aqui não sabem ler, mesmo as que estão na sexta classe da escola, assim ela começou a ensinar os versículos bíblicos e dar aulas de português junto. Neste domingo ao iniciar a aula ela perguntou se eles lembravam do versículo ensinado no culto anterior e que pediu para eles relembrar durante a semana, qual não foi a surpresa quando elas ficaram de pé e recitaram João 10:11 sem nenhum erro; a emoção tomou conta, pois podemos ver o desejo destas crianças de aprender e receber uma porção da palavra de Deus (somente algumas famílias tem bíblia em casa).

Neste sábado estaremos iniciando nossos trabalhos de fortalecimento espiritual com a igreja, de manhã com as crianças e a tarde ensino da palavra para toda a igreja, pedimos suas orações a este respeito.

Ontem saimos para comprar alguns materiais para iniciarmos, por não termos muitos materiais a criatividade aqui é imprescindível. Mas cremos que o mesmo Senhor que nos chamou é quem nos capacita para o trabalho, alguns outros trabalhos que temos em mente terão que esperar o inicio em janeiro, pois estamos na época do plantio aqui e durante a semana todos estão nas machambas (roça).

Queremos agradecer a todos que tem orado e contribuido para a manutenção e crescimento desta obra.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

-Pelo inicio dos trabalhos com a igreja;
-Pela nossa saúde física, mental e emocional;
-Pelas nossas famílias no Brasil;
-Pela nossa igreja e nossos prs. do Brasil;

-Pelos mantenedores;
-Pela JMMI

Deus os abençoe hoje e sempre, amamos vcs.

Jefferson, Tania e Jeremy Buffi

(visite o blog da JMMI e veja nossas notícias no link JMMI na África)

PS:No endereço abaixo segue algumas fotos: nossa cama com barraca contra bichos, construção da nova garagem, pois a anterior desabou, mandruvás vendidos próximos de casa - comem cozidos ou fritos, velas do filtro que trocamos a menos de um mês:

http://cid-6049b4c5c020f43e.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=6049B4C5C020F43E!151&type=5&Bpub=SDX.Photos&Bsrc=Photomail&authkey=85nO0NAMUHU$



MISS. JEFFERSON, TANIA E JEREMY BUFFI - informativo e intercessão



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Priscilinha - intérprete e servente! única brasileira entre moçambicanos e canadenses!

“ Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia cousas boas, que faz ouvir a salvação...” (Isaías 52: 7)

Graç a e paz amados meus,

Vou falar do mês de outubro. Logo no início do mês tive que interromper minhas atividades educativas no lar e junto com um grupo de 8 canadenses acampei, sim acampamos em uma outra parte do distrito de Machanga para ajudar na construção de uma nova escola secundária e um outro lar para moças. Foram dias de muito sol, sol escaldante, tijolos, cimento, areia, pedra, madeira, muita interpretação. Estavamos em cerca de 40 trabalhadores moçambicanos que não falavam inglês, 8 canadenses entre 38 e 84 anos que não falavam português e uma única brasileira para fazer com que se entendessem. Acho que meu nome nunca foi tão pronunciado. Estava na area de levantamento de blocos ouvia da parte da marcenaria meu nome, logo mais “Priscila” para a cozinha, detalhe: a cozinheira nem português falava, só Ndau. Os dias passaram, as paredes subiram, as armações do telhado foram colocadas, amizades foram feitas, diferentes nações já não se importavam com o obstáculo da lingua e se divertiam, riam, cantavan juntos. Depois de quase 3 semanas de convivência o grupo canadense se despediu e com certeza fizeram diferença na vida daquelas pessoas. Eram parte de uma igreja canadense que movidos a ajudar um dos programas da MCC, arrecadaram $ 300 mil dolares para a educação de meninas em Machanga.

Claro que eu não poderia abandonar minhas meninas por tanto tempo, quase todos os dias íamos a vila para pegarmos água do poço no lar, a água de lá era mais confiavel e incolor, diferente dos poços vizinhos a obra, cuja agua usavamos para banho e limpeza de roupa e louça, mas não tinhamos coragem de beber. Alguns dias faltavam materiais para trabalhar na obra, pedras pequenas eram o maior problema, então eu os levava para trabalharem no lar, fazendo pequenos reparos aqui e ali. Trocaram lampadas, mudaram as telas das janelas que já estavam cheias de buracos, tiraram entulho do meio do caminho, colocaram varais para roupa, já que colocavámos a roupa no arame farpado da cerca entre outras coisas. Acredito que o melhor de tudo estas semanas foi a comunhão, o estar junto que fez a grande diferença. As crianças vibravam com a nossa chegada a vila e as meninas os receberam com música e dança. Todos ficaram muito satisfeitos com a convivência.

Levei os de volta à Beira. Por ter trabalhado pesado ganhei uns dias de folga e fomos todos para uma praia no fim de semana antes do retorno ao Canadá. Um local muito agradável chamado Rio Savane, onde tinhamos acesso ao rio e ao oceano Índico, fiquei ainda mais bronzeada. Acho que logo não vão poder me chamar mais de “Muzumgo”(branca).

Início de novembro ainda em Beira encontrei e almocei com Paulo Campos. Foi muito bom ver um rosto conhecido e sentir o cuidado que ele trazia com relação a minha saúde física, espiritual e psicológica. No outro dia nos vimos pela manhã e nos despedimos. Ele voltava para o Brasil e eu estava indo para Chimoio.

Agora estou em Chimoio, encontrei a família enviada, Jefferson, Tania e Jeremy em um culto para missionários hoje. Aqui em Chimoio espero visitar as igrejas menonitas aos arredores (Nilda, desta vez o dinheiro chegará nas mãos do Pr. Paulo) e ajudar no treinamento de educadores da educação infantil.

Como as meninas estão de férias de novembro a janeiro estarei trabalhando em outras areas neste período. Faço traduções para MCC e ajudo onde precisam.

A saudade bate forte as vezes e é dificil não lembrar do meu Brasil e das pessoas queridas que aí estão. Graças a Deus estou bem, me alimento bem, trabalho, me diverto, ensino e aprendo.

Protetor solar já foram 2 tubos em 2 meses e ainda nem estamos no verão... Já sofri um pouquinho com minha alergia ao sol, mas por pura teimosia de querer uma marquinha de biquine quando fomos a praia. Geralmente me escondo do sol o quanto posso, o que não é fácil aqui. Orem pela minha saúde. Deus tem me fortalecido e nada de malária por enquanto, mesmo sendo picada por pernilongos de vez em outra. Decidi tomar rémedios anti-malaria, mesmo sendo um pouco polemicos. Bom, mas enfim, estou resfriada e este é o segundo resfriado até agora. O tempo não ajuda, o vento traz muita poeira e agora estou com muita tosse. Ontem comprei remédio para respirar melhor, hoje tive que comprar um xarope, pois não consegui dormir a noite passada.

Amados, espero que esta carta os encontre com saúde, bençãos e muita fé. Lembrem-se que “Vós sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamarde as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pe 2: 9)

Grande abraço,

Priscila Santana- priscilinha_sant@hotmail.com

Rede de intercâmbios de jovens Anabatistas Menonitas do MCC Comitê Central Menonita

Servindo em Machanga, na Província de Sofala em Moçambique.

 
Copyright © 2009 JMMI na África All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul