segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Notícias de Moçambique II - Culto em Gondola

Nestes primeiros dias:

Participamos de um culto em Gondola onde a igreja presente na sua maioria eram crianças e adolescentes. O culto nem tinha começado e elas cantavam e dançavam e ao mesmo tempo orientadas pelos missionários ajudaram a fazer a limpeza da capela que estava muito suja, pois durante a semana pedreiros tinham arrumado algumas rachaduras nas paredes.

O louvor acompanhado por mim ao som de um violão que a Tania comprou, ultrapassava as paredes de barro e teto de zinco, fazendo-se ouvir de longe. Eu não sabia se ficava lá dentro escorrendo de suor intenso ou ia lá fora para ouvir de longe as lindas vozes das crianças e adolescentes marcadas por um excelente ritmo que somente elas sabem fazer.

O culto vai começar; as crianças ainda agitadas começam a repetir uma oração dirigida pelo missionário que os levará a ficar bem quietinhas... bem quietin....bem...silêncio.

Depois de outra oração pedindo a bênção sobre o culto, começa o louvor. Cânticos em dialeto, em português; desta vez, um louvor muito mais vibrante em meio às danças.

Uns adolescentes se apresentam, entrando garbosamente em fila até chegarem ao púlpito onde o Pr. da igreja estava sentado. Ali cantaram, dançaram, fazendo lindas coreografias que não precisou ser ensaiada, isto é nato deles. Em seguida somos apresentados, cada um dos pastores visitantes dá uma palavrinha de saudação e em seguida tenho que pregar, mas, preferi contar uma história bíblica.

Todas as crianças e adultos acompanhavam com atenção a palavra que era traduzida simultaneamente para o dialeto mateue. No final da história fiz uma oração de entrega das vidas para Jesus e muitas crianças recebem a Jesus naquela manhã de domingo ensolarada do dia 5 de fevereiro de 2012. Se todos os domingos fizerem apelo, outras crianças aceitam a Jesus.

Celebra-se a santa ceia e termina-se o culto com a bênção pastoral. Os fleches das câmeras dos visitantes pastores continuam brilhando aqui e acolá, enquanto alguns são envolvidos por um monte de crianças querendo ver as fotos coloridas tiradas naquele instante.

Eles disputam para ficarem mais perto de cada pastor para ver melhor. Como a maioria não tem espelhos em casa, eles têm vontade de vê-los nas filmagens chegando até mesmo a dançar perto do carro que tem um grande retrovisor lateral onde os missionários direcionam para eles, refletindo suas danças sincronizadas por uma perfeita coreografia própria. Conseguimos entrar no carro se desvencilhando deles, pois queriam conversar. O carro ja está em movimento, mas eles grudados e batendo na lataria, gritam em coro: Musungo (homem branco) vai comer rato, Musungo vai comer rato. Infelizmente eles comem mesmo o tal do rato silvestre. Assim termina nossa manhã do dia do Senhor.

Paz a todos! Orem por nós, pois as forças do inimigo tem sido grandes ao nosso redor.

Amanhã visitaremos o ex- pastor da igreja Fernando Bitone, que perdeu sua esposa uma semana antes de nós chegarmos. Causa da morte, CIDA (HIV), eles, não gostam que falem isto. Devem orar também pelo Pr. Bitone, pois está muito doente e deve ser o mesmo problema.

Paulo Campos



















 
Copyright © 2009 JMMI na África All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul